•  
     

A Pesquisa da Vez – Região Metropolitana de BH (EXCLUSIVO)

Vote no Blog Teoria dos Jogos no Prêmio Top Blogs 2012!

Em tempos de boa fase do futebol mineiro – Atlético líder e Cruzeiro sexto colocado do Brasileirão – eis que o Instituto CPS Pesquisas disponibiliza de maneira exclusiva para o Blog Teoria dos Jogos uma detalhada descrição de como andam as torcidas no entorno da capital. Lembrando que a própria BH já fora agraciada, em pesquisa divulgada neste espaço há dois meses.

Contagem

Detalhamento da pesquisa:

Localidade: Contagem/MG

Instituto: CP2 Pesquisas

Amostra: 603 entrevistas, entre 21 e 22 de abril de 2012;

Margem de erro: 3,99 p.p

Contagem é a maior cidade da Grande BH (600 mil habitantes) e por isto receberá tratamento mais detalhado. Seguem os números da cidade:
Imagem
O Cruzeiro é o líder com 38,1% das preferências na cidade – situação que será verificada em todas as demais cidades aqui expostas. O Atlético marca 30,5%, e 26,9% das pessoas não tem preferência clubística. Todos os demais clubes marcam 1% ou menos. Por regiões, das 13 zonas analisadas, a torcida cruzeirense é maior em dez:
Imagem
Por ____, há maior equilíbrio entre homens – 35,1% de alvinegros e 40,9% de celestes. O América-MG marca 1,4%, quase cinco vezes o registrado em meio às mulheres:
Imagem
Por idade e escolaridade, as estatísticas são as seguintes:
Imagem
A grande diferença entre os rivais de BH ocorre na faixa de adultos jovens (de 25 a 34 anos), com forte maioria cruzeirense: 45,9% a 29,3%. Curiosamente, isto não solidifica a maior presença de cruzeirenses, pois o Atlético registra 37,9% na faixa etária menos vivida – configurando empate técnico com a Raposa. A torcida do Corinthians, em viés de alta, aparece quase que totalmente entre jovens. Quantos aos anos de estudo, Cruzeiro e Atlético empatam entre universitários (39,2%). Em termos de renda, a torcida azul é maioria em todos os níveis:
Imagem
Detalhamento da pesquisa:

Localidade: Vespasiano/MG

Instituto: CP2 Pesquisas

Amostra: 620 entrevistas, entre 04 e 14 de junho de 2012;

Margem de erro: 3,94 p.p

Vespasiano tem cerca de 100 mil habitantes e é conhecida como a sede do Centro de Treinamento do Atlético (Cidade do Galo). Seus números são muito semelhantes aos de Betim:
Imagem
Por ____, o maior equilíbrio se dá entre mulheres – onde o Cruzeiro é superior por apenas cinco pontos. Assim como em Betim, a Massa registra crescimento entre os mais jovens, mas a China Azul não fica atrás. Existem mais atleticanos do que cruzeirenses apenas em meio àqueles com mais idade:
Imagem

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/
 
CRUZEEEEIIROO
O Guerreiro Dos Gramaaados
Sou Cruzeirense Apaixonaaaado
E Pra Sempre Vou Te Amaaaaaaar !!

\õ/\õ/\õ/\õ/\õ/\õ/\õ/\õ/