•  
     

A morte de Kurt Cobain , vocalista da banda Nirvana .

A morte de Kurt Cobain ocorreu no dia 5 de abril de 1994, quando o líder e vocalista da banda Nirvana foi encontrado morto em sua casa, localizada na Lake Washington Boulevard, 171, em Seattle, Washington, Estados Unidos.
O relatório do Departamento de Polícia de Seattle sobre o incidente declara que Kurt Cobain foi encontrado com uma espingarda ao lado do seu corpo, que ele tinha um ferimento vísivel na cabeça e que havia uma nota de suicídio descoberta próxima a ele.
Apesar da sentença oficial, várias teorias surgiram oferecendo explicações alternativas para a morte de Cobain. Tom Grant, um investigador particular contratado por Courtney Love, esposa de Cobain, para encontrar Cobain após a sua saída da reabilitação, estendeu sua crença de que Cobain foi assassinado. A teoria de Grant já foi analisada e questionada por programas de televisão, filmes e livros. Os autores e os cineastas também tentaram explicar o que poderia ter acontecido durante os últimos dias de Cobain, e o que poderia tê-lo levado ao suicídio.
Depois da morte de Cobain, Love afirmou a Rolling Stone que Cobain já teria tentado suícidio outras vezes. Em uma turnê pela Europa com a banda, em Roma, na Itália, o guitarrista e vocalista também teria tentado se matar.